Valorização de resíduos: o caso do café
Área Disciplinar: PortuguêsNeste recurso, aborda-se a Lenda de Kaldi sobre a origem do café e a importância da economia circular e da valorização de resíduos, através do exemplo do aproveitamento das borras de café para a produção de cogumelos.
Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Valorização de resíduos: o caso do caféPeças de LEGO
Área Disciplinar: MatemáticaSituação problemática que envolve multiplicações e divisões com decimais.
Ano(s) de escolaridade: 5.º AnoVer ficheiro:Document405.pdf (141.6 KB)Feira da Primavera
Área Disciplinar: MatemáticaProbabilidades sem quantificação em experiência composta.
Ano(s) de escolaridade: 5.º AnoVer ficheiro:Document320.pdf (164.09 KB)Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático.
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVisitar: Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático.Cubos incompletos
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Cubos incompletosSerão os M&M’s todos iguais?
Área Disciplinar: Matemática, DadosTarefa de investigação estatística acerca das características dos M&Ms num pacote, que envolve recolha de dados e sua representação gráfica mediante utilização de uma folha de cálculo. A utilização desta tarefa no 1.º ciclo envolverá uma adaptação dado que o conceito de média não é abordado neste ciclo de escolaridade.
Ano(s) de escolaridade: 4.º Ano, 5.º AnoVer ficheiro:Document523.pdf (894.2 KB)Frações equivalentes
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosReconhecer e determinar frações equivalentes através de uma relação multiplicativa. Resolução de problemas.
Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Frações equivalentesQual é o número de sapato dos alunos da turma?
Área Disciplinar: Matemática, DadosTarefa que visa recolher dados quanto ao número de sapato dos alunos da turma e na organização dos dados por meio de uma tabela de frequência, diferentes tipos de gráficos, a determinação de frequências relativas, da média e da moda
Ano(s) de escolaridade: 5.º AnoVer ficheiro:Document524.pdf (877.6 KB)Escuta e compreende III
Área Disciplinar: PortuguêsEste recurso visa o treino das competências de compreensão do discurso oral a partir de um podcast sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, seguido de um conjunto de questões de compreensão do oral e uma atividade de avaliação de desempenho.
Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Escuta e compreende III