Passar para o conteúdo principal

  • Valorização de resíduos: o caso do café


    Neste recurso, aborda-se a Lenda de Kaldi sobre a origem do café e a importância da economia circular e da valorização de resíduos, através do exemplo do aproveitamento das borras de café para a produção de cogumelos.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Valorização de resíduos: o caso do café

  • Peças de LEGO


    Situação problemática que envolve multiplicações e divisões com decimais.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    405.pdf (141.6 KB)

  • Feira da Primavera


    Probabilidades sem quantificação em experiência composta.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    320.pdf (164.09 KB)

  • Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático.


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Visitar: Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático.

  • Cubos incompletos


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Cubos incompletos

  • Serão os M&M’s todos iguais?


    Tarefa de investigação estatística acerca das características dos M&Ms num pacote, que envolve recolha de dados e sua representação gráfica mediante utilização de uma folha de cálculo. A utilização desta tarefa no 1.º ciclo envolverá uma adaptação dado que o conceito de média não é abordado neste ciclo de escolaridade.

    Área Disciplinar: Matemática, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 4.º Ano, 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    523.pdf (894.2 KB)

  • Frações equivalentes


    Reconhecer e determinar frações equivalentes através de uma relação multiplicativa. Resolução de problemas.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Frações equivalentes

  • Qual é o número de sapato dos alunos da turma?


    Tarefa que visa recolher dados quanto ao número de sapato dos alunos da turma e na organização dos dados por meio de uma tabela de frequência, diferentes tipos de gráficos, a determinação de frequências relativas, da média e da moda

    Área Disciplinar: Matemática, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    524.pdf (877.6 KB)

  • Escuta e compreende III


    Este recurso visa o treino das competências de compreensão do discurso oral a partir de um podcast sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, seguido de um conjunto de questões de compreensão do oral e uma atividade de avaliação de desempenho.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Escuta e compreende III