Jogo COOR
Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)Identificar posições recorrendo a coordenadas.
Ano(s) de escolaridade: 3.º AnoVisitar: Jogo COORPerímetros - Introdução
Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)Introdução do conceito de perímetro de uma figura plana.
Comparação de perímetros.
Perímetro de polígonos.
Medidas do perímetro usando unidades não convencionais e em unidades convencionais.
Resolução de problemas.
Estimativas.Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Perímetros - IntroduçãoDominó de frações
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosAno(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º AnoVisitar: Dominó de fraçõesTarefas para o ensino da estatística e probabilidades
Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, DadosBrochura com proposta de tarefas sobre Dados e Probabilidades, abrangendo tópicos matemáticos do 1.º ao 7.º ano de escolaridade, e notas para o professor. Chama-se a atenção de que algumas tarefas deverão ser trabalhadas em anos de escolaridade diferentes do enunciado na brochura (ex. de acordo com as novas AE, as tarefas envolvendo o tópico Probabilidades devem ser trabalhadas apenas a partir do 3.º ano de escolaridade), e que este conjunto de tarefas não cobre todos os tópicos e subtópicos das novas AE.
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º AnoVer ficheiro:Document547.pdf (1.68 MB)Ouri
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosJogo do Ouri.
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: OuriBrochura "Organização e tratamento de dados"
Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, DadosDesenvolve as orientações metodológicas respeitantes ao tema Organização e tratamento de dados, e discute aspectos fundamentais dos conceitos trabalhados no ensino básico, sugerindo tarefas a propor aos alunos e indicando como podem ser concretizadas na aula.
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVer ficheiro:Document637.pdf (2.67 MB)Brochura "Álgebra no Ensino Básico"
Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades MatemáticasIncide sobre os principais tópicos da Álgebra trabalhados nos diversos ciclos do Ensino Básico, acompanhada por diversos exemplos de tarefas, que ilustram o tipo de trabalho que pode ser realizado na sala de aula
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVer ficheiro:Document621.pdf (2.21 MB)Divisão silábica
Área Disciplinar: PortuguêsExercícios simples de divisão silábica de palavras.
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Divisão silábicaO Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos
Área Disciplinar: PortuguêsBrochura produzida no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Integrada numa coleção que tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Esta brochura reflete sobre a importância de tornar explícito o ensino da leitura, isto é, a aula de língua portuguesa deve ensinar às crianças como se poderão tornar leitores fluentes. A par da decifração, as “estratégias de monitorização da leitura” e o contacto com a literatura são cruciais para estimular a competência de leitura dos alunos.
Propõe um conjunto de atividades que fomentam a compreensão da leitura e a apropriação de técnicas para desenvolver a fluência de leitura.Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa/2009
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos