Passar para o conteúdo principal

  • Jogo COOR


    Identificar posições recorrendo a coordenadas.

    Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano

    Visitar: Jogo COOR

  • Perímetros - Introdução


    Introdução do conceito de perímetro de uma figura plana.
    Comparação de perímetros.
    Perímetro de polígonos.
    Medidas do perímetro usando unidades não convencionais e em unidades convencionais.
    Resolução de problemas.
    Estimativas.

    Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Perímetros - Introdução

  • Dominó de frações


    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano

    Visitar: Dominó de frações

  • Tarefas para o ensino da estatística e probabilidades


    Brochura com proposta de tarefas sobre Dados e Probabilidades, abrangendo tópicos matemáticos do 1.º ao 7.º ano de escolaridade, e notas para o professor. Chama-se a atenção de que algumas tarefas deverão ser trabalhadas em anos de escolaridade diferentes do enunciado na brochura (ex. de acordo com as novas AE, as tarefas envolvendo o tópico Probabilidades devem ser trabalhadas apenas a partir do 3.º ano de escolaridade), e que este conjunto de tarefas não cobre todos os tópicos e subtópicos das novas AE.

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    547.pdf (1.68 MB)

  • Ouri


    Jogo do Ouri.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Ouri

  • Brochura "Organização e tratamento de dados"


    Desenvolve as orientações metodológicas respeitantes ao tema Organização e tratamento de dados, e discute aspectos fundamentais dos conceitos trabalhados no ensino básico, sugerindo tarefas a propor aos alunos e indicando como podem ser concretizadas na aula.

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    637.pdf (2.67 MB)

  • Brochura "Álgebra no Ensino Básico"


    Incide sobre os principais tópicos da Álgebra trabalhados nos diversos ciclos do Ensino Básico, acompanhada por diversos exemplos de tarefas, que ilustram o tipo de trabalho que pode ser realizado na sala de aula

    Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades Matemáticas

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    621.pdf (2.21 MB)

  • Divisão silábica


    Exercícios simples de divisão silábica de palavras.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Divisão silábica

  • O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos


    Brochura produzida no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Integrada numa coleção que tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
    Esta brochura reflete sobre a importância de tornar explícito o ensino da leitura, isto é, a aula de língua portuguesa deve ensinar às crianças como se poderão tornar leitores fluentes. A par da decifração, as “estratégias de monitorização da leitura” e o contacto com a literatura são cruciais para estimular a competência de leitura dos alunos.
    Propõe um conjunto de atividades que fomentam a compreensão da leitura e a apropriação de técnicas para desenvolver a fluência de leitura.

    Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa/2009

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos