Projetos e Boas Práticas

  • Ler, Escrever e Contar com Arte e Organização Geral e Método

    Desenvolvendo competências de comunicação oral, leitura e escrita, a atividade “LECA (Ler, Escrever e Contar com Arte)”, com alunos do 9.º ano. Na atividade, a partir de um poema é  potenciada a articulação curricular (Português, Física, História/Química e Geografia ), que também envolve a matemática  (abstração, raciocínio lógico, capacidade de argumentação matemática).      Promovendo o trabalho colaborativo, recorre a práticas pedagógicas diferenciadas e ao uso das tecnologias, entre as quais a aplicação Milage +, que também introduz a vertente de gamificação.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Verde Horizonte, Mação

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 1.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (84% e 89%). No AE a % média de acertos foi de 82%, com 71310 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 11121 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

  • Os sentidos da leitura

    Atividade de promoção da leitura com alunos do 1.º ciclo, no âmbito da Educação Literária, baseado na dinâmica dos Círculos de Leitura. Desempenhando papéis diversos, os alunos são levados a explorar o livro sob diferentes pontos de vista, partilhando no final as suas opiniões.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º e 3.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (72%, 79% e 95%). No AE a % média de acertos foi de 83%, com 240060 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 12803 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Mértola

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89%, 89%, 90% e 91%). No AE a % média de acertos foi de 85%, com 385812 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 69865 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Almodôvar

  • Aprender com o Hypatiamat

    Recurso à ferramenta Hypatiamat, nos 1.º e 2.º ciclos,  para melhorar as aprendizagens na disciplina de matemática, fomentando a utilização das tecnologias da informação e comunicação em meio escolar e familiar. , o Hypatiamat tem contribuído também para o desenvolvimento de competências na área do Relacionamento Pessoal e Social e do Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, consignadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os alunos realçam as aprendizagens realizadas ao nível, por exemplo, da Geoometria e da Álgebra (áreas, polígonos, múltiplos e divisores).  Destaque-se a relevância para os alunos da participação, por esta via, em Campeonatos Nacionais de Cálculo Mental online.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Almodôvar

  • Um livro – projeto exploratório

    No 7.º ano, “Um livro – projeto exploratório” é um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Português e de Educação Visual. Para este projeto, que se centra na exploração do objeto “livro”, os alunos escolheram uma obra literária. Após apresentação e debate, criaram um mapa mental onde registaram a sequência de ideias que associaram à obra. Nele incluíram a biografia do autor, uma ilustração, uma entrevista, um caligrama, um cartaz e um texto de opinião. No âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalharam o aspeto gráfico do produto final. 

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vila Viçosa

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (81%, 81% e 80%). No AE a % média de acertos foi de 75%, com 182752 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20528 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vale do Tamel, Barcelos

  • Escolas a Ler na Rede de Bibliotecas de Cantanhede

    Para apoio à concretização da Medida Leitura Orientada em Sala de Aula, os professores da Rede de Bibliotecas de Cantanhede criaram 46 planos de sequências de ensino e aprendizagem para 12 títulos selecionados pelos professores do 1.º ciclo e os professores bibliotecários. Cada título tem disponíveis 4 planos, podendo ser trabalhado em qualquer ano de escolaridade.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Gândara-Mar, Tocha, Cantanhede, Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede, Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede

  • Ler para Viajar

    No vídeo, os alunos de 8.º ano reconheceram que as aprendizagens foram mais significativas e motivadoras com o trabalho realizado na Oficina “Ler para Viajar”, centrada no conto A Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que envolveu as disciplinas de Português, Educação Visual, Inglês e TIC.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Canedo, Santa Maria da Feira

  • A aula de Matemática: uma Comunidade de Aprendizagem

    Estratégia para melhorar o desempenho dos alunos do 3.º ciclo, ao pretender comprometer os discentes de forma ativa e solidária nas aprendizagens, com recurso ao Trabalho de grupo e às tecnologias, com a utilização de QRcodes, links a “explicar a matéria”, Fotomat , GeoGebra.
    Fichas com nível de desempenho para promover as Mentorias;
    Sala no Classroom como prolongamento da sala de aula: com os recursos utilizados, explicações da matéria, podem esclarecer dúvidas.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Barcelos

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas do 4.º ano, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (80% e 95%). No AE a % média de acertos foi de 80%, com 2794868 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20751 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vila Verde

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (79%, 79%, 79%, 83% e 87%). No AE a % média de acertos foi de 72%, com 206978 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20877 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Prado, Vila Verde

  • EmBarca na Escrita

    Atividade realizada com alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário que visa o aprofundamento de uma cultura de escrita que se traduz na produção semanal de textos de diversas tipologias, nomeadamente crónicas sobre um tema oportuno.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Ponte da Barca

  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas do 2.º ano, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (86% e 70%). No AE a % média de acertos foi de 80%, com 244112 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 17680 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas D. Sancho II, Alijó