Passar para o conteúdo principal
  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (78% e 79%). No AE a % média de acertos foi de 74%, com 147027 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20372 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Alcaides de Faria, Barcelos


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 1.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (84% e 89%). No AE a % média de acertos foi de 82%, com 71310 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 11121 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão


  • EmBarca na Escrita

    Atividade realizada com alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário que visa o aprofundamento de uma cultura de escrita que se traduz na produção semanal de textos de diversas tipologias, nomeadamente crónicas sobre um tema oportuno.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Ponte da Barca


  • Ler, Escrever e Contar com Arte e Organização Geral e Método

    Desenvolvendo competências de comunicação oral, leitura e escrita, a atividade “LECA (Ler, Escrever e Contar com Arte)”, com alunos do 9.º ano. Na atividade, a partir de um poema é  potenciada a articulação curricular (Português, Física, História/Química e Geografia ), que também envolve a matemática  (abstração, raciocínio lógico, capacidade de argumentação matemática).      Promovendo o trabalho colaborativo, recorre a práticas pedagógicas diferenciadas e ao uso das tecnologias, entre as quais a aplicação Milage +, que também introduz a vertente de gamificação.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Verde Horizonte, Mação


  • Os sentidos da leitura

    Atividade de promoção da leitura com alunos do 1.º ciclo, no âmbito da Educação Literária, baseado na dinâmica dos Círculos de Leitura. Desempenhando papéis diversos, os alunos são levados a explorar o livro sob diferentes pontos de vista, partilhando no final as suas opiniões.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais


  • Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais

    Atividade assente na criação de recursos digitais, por parte dos alunos do 3.º e 4.º anos, na biblioteca escolar, a partir da leitura de livros, em contexto curricular e recreativo, com recurso à ferramenta LearningApps.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Real, Braga


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89%, 89%, 90% e 91%). No AE a % média de acertos foi de 85%, com 385812 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 69865 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Almodôvar


  • Letrinhas - aplicação para treino da leitura, através de dispositivos móveis

    Projeto resultante de uma parceria do AE com o Instituto Politécnico de Tomar que se materializou na criação de uma APP que visa responder às necessidades específicas dos alunos do 1.º ciclo com graves dificuldades na leitura.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Artur Gonçalves, Torres Novas


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º e 3.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (73%, 80% e 84%). No AE a % média de acertos foi de 75%, com 10220 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 7471 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Braga


  • Viagens com “O Cavaleiro” e “Biodiversidade”

    No 7.º ano de escolaridade o trabalho interdisciplinar desenhado em torno da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, implicou o desenvolvimento de aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas, em que cada uma realçou a riqueza cultural e estética desta obra literária. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver várias competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas do Cadaval


  • A aula de Matemática: uma Comunidade de Aprendizagem

    Estratégia para melhorar o desempenho dos alunos do 3.º ciclo, ao pretender comprometer os discentes de forma ativa e solidária nas aprendizagens, com recurso ao Trabalho de grupo e às tecnologias, com a utilização de QRcodes, links a “explicar a matéria”, Fotomat , GeoGebra.
    Fichas com nível de desempenho para promover as Mentorias;
    Sala no Classroom como prolongamento da sala de aula: com os recursos utilizados, explicações da matéria, podem esclarecer dúvidas.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Barcelos


  • Ser a Ler (e Heróis da reciclagem)

    “Ser a ler” é o nome do projeto, desenvolvido no 1.º Ciclo, que visa valorizar a leitura como uma competência para a vida. A preocupação com os hábitos de leitura dos alunos revelou-se uma oportunidade para o Agrupamento de Escolas de Nisa pôr em prática os princípios patentes no referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”. Por ser determinante para o sucesso escolar, a promoção do gosto pela leitura foi o foco da ação deste projeto, recorrendo à interdisciplinaridade entre o domínio da Educação Literária da disciplina de Português e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Da leitura orientada em sala de aula, à leitura autónoma, passando pelo envolvimento das famílias através das conversas à volta dos livros, os alunos experimentaram diferentes formas de desenvolver a competência de leitura.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Nisa


  • A poesia e a ciência

    Atividade realizada com alunos de 5.º ano, dando a conhecer a vida e obra de Rómulo de Carvalho / António Gedeão, numa perspetiva abrangente de articulação com conteúdos curriculares de poesia, ciência e artes. As sessões decorreram em formato de circuito, com utilização de tablets para leitura de códigos QR e realização de tarefas diversificadas que permitiram consolidar conhecimentos de português e diferentes áreas da ciência.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Braga Oeste


  • Aprender a escrever com o Avental Mágico

    O vídeo exemplifica uma parte do trabalho implementado no 1.º ciclo, em que, de acordo com as aprendizagens essenciais de Português, de um modo lúdico-pedagógico, uma história vai sendo construída com os alunos. Com o “Avental Mágico”, os alunos são motivados e orientados para a produção escrita de qualquer tipo de texto, relacionado com as temáticas das diferentes disciplinas.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Benavente


  • Aprender experimentando

    “Escrevilendo Português” trouxe para a sala de aula o ambiente digital, aproximando os alunos das aprendizagens na disciplina de Português, quer pela elaboração de recursos digitais acessíveis e apelativos, quer incentivando os alunos para a produção e divulgação de trabalhos em meio digital, ou até mantendo plataformas de aprendizagem e acolhendo, a distância, alunos que, por diversas razões, não se encontravam em regime presencial.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Oliveira do Bairro