Passar para o conteúdo principal
  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (78% e 79%). No AE a % média de acertos foi de 74%, com 147027 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20372 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Alcaides de Faria, Barcelos


  • Ser a Ler (e Heróis da reciclagem)

    “Ser a ler” é o nome do projeto, desenvolvido no 1.º Ciclo, que visa valorizar a leitura como uma competência para a vida. A preocupação com os hábitos de leitura dos alunos revelou-se uma oportunidade para o Agrupamento de Escolas de Nisa pôr em prática os princípios patentes no referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”. Por ser determinante para o sucesso escolar, a promoção do gosto pela leitura foi o foco da ação deste projeto, recorrendo à interdisciplinaridade entre o domínio da Educação Literária da disciplina de Português e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Da leitura orientada em sala de aula, à leitura autónoma, passando pelo envolvimento das famílias através das conversas à volta dos livros, os alunos experimentaram diferentes formas de desenvolver a competência de leitura.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Nisa


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas do 2.º ano, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (88%, 89% e 90%). No AE a % média de acertos foi de 71%, com 91367 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 54769 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Real, Braga


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (85%, 87% e 96%). No AE a % média de acertos foi de 81%, com 948381 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 64775 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas n.º 1 de Beja


  • Um livro – projeto exploratório

    No 7.º ano, “Um livro – projeto exploratório” é um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Português e de Educação Visual. Para este projeto, que se centra na exploração do objeto “livro”, os alunos escolheram uma obra literária. Após apresentação e debate, criaram um mapa mental onde registaram a sequência de ideias que associaram à obra. Nele incluíram a biografia do autor, uma ilustração, uma entrevista, um caligrama, um cartaz e um texto de opinião. No âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalharam o aspeto gráfico do produto final. 

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vila Viçosa


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (83% e 89%). No AE a % média de acertos foi de 82%, com 147176 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 5466 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Gil Vicente, Guimarães


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (81%, 81% e 80%). No AE a % média de acertos foi de 75%, com 182752 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20528 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vale do Tamel, Barcelos


  • Os sentidos da leitura

    Atividade de promoção da leitura com alunos do 1.º ciclo, no âmbito da Educação Literária, baseado na dinâmica dos Círculos de Leitura. Desempenhando papéis diversos, os alunos são levados a explorar o livro sob diferentes pontos de vista, partilhando no final as suas opiniões.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais


  • Horta, Teatro e Património na e para a Comunidade

    No projeto “A viagem que mudou o Mundo”, a circum-navegação de Fernão de Magalhães foi o motor de confluência de aprendizagens essenciais de Português, Estudo do Meio, Educação Artística e TIC. 

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Batalha


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º e 2.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (83%, 88% e 93%). No AE a % média de acertos foi de 77%, com 78586 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 27491 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Cabeceiras de Basto


  • Ler mais…escrever melhor

    Programa de escrita desenvolvido quinzenalmente com 2 turmas de cada ciclo de ensino que envolve a Biblioteca Escolar, os professores de português, cidadania e DAC. A partir da leitura autónoma ou orientada de um livro, os alunos são apoiados na produção de textos não literários.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas do Concelho de Caminha


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (79%, 79%, 79%, 83% e 87%). No AE a % média de acertos foi de 72%, com 206978 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20877 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Prado, Vila Verde


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (84%, 84% e 87%). No AE a % média de acertos foi de 71%, com 314465 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 56661 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas António Correia de Oliveira, Esposende


  • Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais

    Atividade assente na criação de recursos digitais, por parte dos alunos do 3.º e 4.º anos, na biblioteca escolar, a partir da leitura de livros, em contexto curricular e recreativo, com recurso à ferramenta LearningApps.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Real, Braga


  • Centro de Investigação e Intervenção na Leitura

    O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) foi criado em 2015. Concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e na prevenção e intervenção precoce, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita (último ano da Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico).
    O CiiL apresenta três linhas de ação: (i) avaliação e intervenção, em contexto escolar, nas dificuldades de aprendizagem da leitura, (ii) formação e (iii) investigação e publicação dos resultados obtidos.
    Entre 2018 e 2022, a ação CiiL foi financiada pelo POR NORTE 2020 - Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) – com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto. Ao nível da Rede Internacional o CiiL-Instituto Politécnico do Porto estabeleceu uma Parceria Científica com a CAPES (Brasil). Ao abrigo desta parceria foi desenvolvido um Plano de Formação dirigido à Capacitação ao nível da Metodologia CiiL. O Curso teve início em janeiro de 2021 com mais de 250 000 inscrições. Desde 2020 o CiiL é dinamizado no Baixo Alentejo no âmbito do Projeto +Sucesso Educativo levado a cabo pelo PIICIE do Baixo Alentejo, financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.

    Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Almodôvar, Escolas de Aljustrel, Escolas de Barrancos, Escolas n.º 1 de Beja, Escolas n.º 2 de Beja, Escolas de Castro Verde, Escolas de Cuba, Escolas de Ferreira do Alentejo, Escolas de Moura, Escolas de Ourique, Escolas n.º 1 de Serpa, Escolas de Vidigueira