Atividade assente na criação de recursos digitais, por parte dos alunos do 3.º e 4.º anos, na biblioteca escolar, a partir da leitura de livros, em contexto curricular e recreativo, com recurso à ferramenta LearningApps.
Projetos e Boas Práticas
Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Real, BragaLetrinhas - aplicação para treino da leitura, através de dispositivos móveis
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Artur Gonçalves, Torres NovasProjeto resultante de uma parceria do AE com o Instituto Politécnico de Tomar que se materializou na criação de uma APP que visa responder às necessidades específicas dos alunos do 1.º ciclo com graves dificuldades na leitura.
Projeto Hypatiamat
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de AmaresDestacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (75% e 84%). No AE a % média de acertos foi de 72%, com 68977 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 42421 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Viagens com “O Cavaleiro” e “Biodiversidade”
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas do CadavalNo 7.º ano de escolaridade o trabalho interdisciplinar desenhado em torno da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, implicou o desenvolvimento de aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas, em que cada uma realçou a riqueza cultural e estética desta obra literária. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver várias competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Projeto Hypatiamat
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Trigal de Santa Maria, BragaDestacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 1.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (83% e 89%). No AE a % média de acertos foi de 76%, com 45679 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 13192 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Projeto Hypatiamat
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas n.º 1 de BejaDestacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (85%, 87% e 96%). No AE a % média de acertos foi de 81%, com 948381 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 64775 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Projeto Hypatiamat
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Vale do Tamel, BarcelosDestacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (81%, 81% e 80%). No AE a % média de acertos foi de 75%, com 182752 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 20528 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Horta, Teatro e Património na e para a Comunidade
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de BatalhaNo projeto “A viagem que mudou o Mundo”, a circum-navegação de Fernão de Magalhães foi o motor de confluência de aprendizagens essenciais de Português, Estudo do Meio, Educação Artística e TIC.
Projeto Hypatiamat
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas D. Sancho II, AlijóDestacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas do 2.º ano, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (86% e 70%). No AE a % média de acertos foi de 80%, com 244112 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 17680 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Ler, Escrever e Contar com Arte e Organização Geral e Método
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Verde Horizonte, MaçãoDesenvolvendo competências de comunicação oral, leitura e escrita, a atividade “LECA (Ler, Escrever e Contar com Arte)”, com alunos do 9.º ano. Na atividade, a partir de um poema é potenciada a articulação curricular (Português, Física, História/Química e Geografia ), que também envolve a matemática (abstração, raciocínio lógico, capacidade de argumentação matemática). Promovendo o trabalho colaborativo, recorre a práticas pedagógicas diferenciadas e ao uso das tecnologias, entre as quais a aplicação Milage +, que também introduz a vertente de gamificação.
EmBarca na Escrita
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Ponte da BarcaAtividade realizada com alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário que visa o aprofundamento de uma cultura de escrita que se traduz na produção semanal de textos de diversas tipologias, nomeadamente crónicas sobre um tema oportuno.
Centro de Investigação e Intervenção na Leitura
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas de Almodôvar, Escolas de Aljustrel, Escolas de Barrancos, Escolas n.º 1 de Beja, Escolas n.º 2 de Beja, Escolas de Castro Verde, Escolas de Cuba, Escolas de Ferreira do Alentejo, Escolas de Moura, Escolas de Ourique, Escolas n.º 1 de Serpa, Escolas de VidigueiraO Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) foi criado em 2015. Concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e na prevenção e intervenção precoce, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita (último ano da Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico).
O CiiL apresenta três linhas de ação: (i) avaliação e intervenção, em contexto escolar, nas dificuldades de aprendizagem da leitura, (ii) formação e (iii) investigação e publicação dos resultados obtidos.
Entre 2018 e 2022, a ação CiiL foi financiada pelo POR NORTE 2020 - Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) – com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto. Ao nível da Rede Internacional o CiiL-Instituto Politécnico do Porto estabeleceu uma Parceria Científica com a CAPES (Brasil). Ao abrigo desta parceria foi desenvolvido um Plano de Formação dirigido à Capacitação ao nível da Metodologia CiiL. O Curso teve início em janeiro de 2021 com mais de 250 000 inscrições. Desde 2020 o CiiL é dinamizado no Baixo Alentejo no âmbito do Projeto +Sucesso Educativo levado a cabo pelo PIICIE do Baixo Alentejo, financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.Contos do mundo
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas n.º 2 de BejaAtividade de pesquisa e divulgação de contos de diferentes países, criada num trabalho de articulação da Biblioteca Escolar com o departamento de línguas. Os alunos selecionaram um conto tradicional, leram em voz alta, ilustraram-no e registaram as aprendizagens realizadas. O produto foi partilhado numa ferramenta digital.
Os sentidos da leitura
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, CascaisAtividade de promoção da leitura com alunos do 1.º ciclo, no âmbito da Educação Literária, baseado na dinâmica dos Círculos de Leitura. Desempenhando papéis diversos, os alunos são levados a explorar o livro sob diferentes pontos de vista, partilhando no final as suas opiniões.
Ler mais…escrever melhor
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada: Escolas do Concelho de CaminhaPrograma de escrita desenvolvido quinzenalmente com 2 turmas de cada ciclo de ensino que envolve a Biblioteca Escolar, os professores de português, cidadania e DAC. A partir da leitura autónoma ou orientada de um livro, os alunos são apoiados na produção de textos não literários.