Verbos regulares e irregulares
Área Disciplinar: PortuguêsPara aprender, ou recordar, o que são verbos regulares e irregulares.
Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Verbos regulares e irregularesJogo dos decimais
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosEstabelecer relações entre representações de números racionais (frações, numerais decimais e percentagens).
Usar de forma fluente diferentes representações simbólicas de valores de referência escritos na forma de númeral decimal, nomeadamente: 1/2 e 0,50 e 50%; 1/4 e 0,25 e 25%; 3/4 e 0,75 e 75%; 1/10 e 0,1 e 10%; 1/100 e 0,01 e 1%.Ano(s) de escolaridade: 4.º Ano, 5.º AnoVisitar: Jogo dos decimaisTarefas - Determino o perímetro de polígonos
Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)Determinção do perímetro de polígonos usando unidades convencionais (m e cm)
Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Tarefas - Determino o perímetro de polígonosPadrões e conexões matemáticas
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Padrões e conexões matemáticasO resumo
Área Disciplinar: PortuguêsDesenvolver competências relacionadas com a oralidade, a educação literária e a escrita, tendo em conta textos dramáticos sugeridos no Plano Nacional de Leitura.
Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: O resumoBrochura "Álgebra no Ensino Básico"
Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades MatemáticasIncide sobre os principais tópicos da Álgebra trabalhados nos diversos ciclos do Ensino Básico, acompanhada por diversos exemplos de tarefas, que ilustram o tipo de trabalho que pode ser realizado na sala de aula
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVer ficheiro:Document621.pdf (2.21 MB)Escrita Criativa - Lengalenga
Área Disciplinar: PortuguêsProposta de escrita criativa. Produção de texto usando a técnica apresentada.
Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Escrita Criativa - LengalengaTarefas matemáticas como quadro para a reflexão: Da investigação à prática
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVisitar: Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: Da investigação à práticaRepresentações dos alunos: Que raciocínios revelam?
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 4.º Ano, 5.º AnoVisitar: Representações dos alunos: Que raciocínios revelam?