Brochura "Álgebra no Ensino Básico"
Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades MatemáticasIncide sobre os principais tópicos da Álgebra trabalhados nos diversos ciclos do Ensino Básico, acompanhada por diversos exemplos de tarefas, que ilustram o tipo de trabalho que pode ser realizado na sala de aula
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVer ficheiro:Document621.pdf (2.21 MB)Função afim
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraEstudar o efeito da variação dos parâmetros ܽa e b na representação gráfica de funções definidas por f(x)=ax+b, sendo ܽa e ܾb números reais.
Ano(s) de escolaridade: 8.º AnoVer ficheiro:Document630.pdf (170.26 KB)O desenvolvimento do pensamento algébrico num contexto de ensino exploratório: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades Matemáticas, Geometria (e Medida)Ano(s) de escolaridade: 4.º AnoVisitar: O desenvolvimento do pensamento algébrico num contexto de ensino exploratório: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadeJogo - Resolver equações do 1.º grau mentalmente
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraResolver equações do 1.º grau mentalmente.
Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano, 10.º Ano, 11.º Ano, 12.º AnoVisitar: Jogo - Resolver equações do 1.º grau mentalmenteFunção quadrática II
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraResolver equações do 2.º grau incompletas, a partir do estudo da família de funções y=ax² e da noção de raiz quadrada.
Ano(s) de escolaridade: 9.º AnoVer ficheiro:Document636.pdf (235.02 KB)Sequências - Introdução
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraSequências de repetição:
Continuar uma sequência pictórica com regularidade, respeitando a regularidade identificada.
Completar com os elementos em falta uma sequência com regularidade.
Prever um termo não visível de uma sequência com regularidade, reconhecendo que cada elemento da sequência corresponde a uma ordem nessa sequência, que pode ser representada por um numeral ordinal.
Reconhecer se uma sequência pictórica tem regularidade e, caso afirmativo, identificar o grupo de repetição.
Modificar sequências sem regularidade de forma que a nova sequência tenha regularidade.
Criar sequências com regularidade.Ano(s) de escolaridade: 1.º AnoVisitar: Sequências - IntroduçãoExplorações com números
Área Disciplinar: Matemática, Álgebra, Capacidades MatemáticasFormular e testar conjecturas e exprimir resultados, processos e ideias matemáticos, oralmente e por escrito
Ano(s) de escolaridade: 7.º AnoVer ficheiro:Document624.pdf (73.99 KB)Ilusões
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraÁreas de quadrados e de triângulos, recorrendo a operações com polinómios.
Ano(s) de escolaridade: 8.º AnoVer ficheiro:Document436.pdf (100.73 KB)Perímetro duma sequência de hexágonos
Área Disciplinar: Matemática, ÁlgebraFormação de sequências. Lei de formação de uma sequência de figuras geométricas.
Ano(s) de escolaridade: 7.º AnoVer ficheiro:Document423.pdf (107.28 KB)