Passar para o conteúdo principal

  • Tarefas - Compara números até 20


    Comparação de números até 10 e até 20.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano

    Visitar: Tarefas - Compara números até 20

  • Adição de números inteiros


    Adição de números inteiros. Reta numérica. Valor absoluto e simétrico de um número. Expressões numéricas.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    601.pdf (159.84 KB)

  • Jogo - Caminho


    Decomposição de números com escolha de itinerário.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano

    Visitar: Jogo - Caminho

  • Dominó de frações


    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano

    Visitar: Dominó de frações

  • Os números reais


    Comparação, ordenação e representação de números reais na reta real.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    606.pdf (187.54 KB)

  • Divisores e regularidades


    Tarefa que visa explorar regularidades a partir da identificação dos divisores de números naturais.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    515.pdf (862.17 KB)

  • Multiplicação e divisão


    Brochura com proposta de tarefas sobre multiplicação e divisão, e notas para o professor.

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Números

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    549.pdf (4.05 MB)

  • Jogo Calcrapid


    Desenvolvimento de competências de cálculo mental.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Jogo Calcrapid

  • Números até 10


    Usar correspondências um a um para comparar o número de elementos de dois conjuntos e para contar objetos de um conjunto.
    Identificar, numa contagem, que a quantidade total corresponde à última palavra número (termo) que disse.
    Identificar quantidades através de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de numerais, estimativa, etc.)
    Usar o nome dos números e numerais escritos, para representar quantidades.
    Organizar conjuntos de um certo número de objetos e conseguir contar de forma crescente e decrescente.
    Incentivar e realizar contagens progressivas e regressivas de até dez objetos.
    Usar as expressões 'mais do que' e 'menos do que' na comparação de quantidades.
    Comparar e ordenar números até 10. Reconhecer e utilizar os símbolos "<" e ">".
    Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
    Relacionar a adição com a combinação de dois grupos de objetos e a subtração com o retirar de uma dada quantidade de objetos de um grupo de objetos.
    Relacionar a subtração e a adição.
    Compor e decompor números até 10 em somas.
    Realizar adições e subtrações envolvendo números até 10 por métodos informais.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar e de acrescentar.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de retirar.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano

    Visitar: Números até 10