Números


  • Os números reais


    Comparação, ordenação e representação de números reais na reta real.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Números até 10


    Usar correspondências um a um para comparar o número de elementos de dois conjuntos e para contar objetos de um conjunto.
    Identificar, numa contagem, que a quantidade total corresponde à última palavra número (termo) que disse.
    Identificar quantidades através de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de numerais, estimativa, etc.)
    Usar o nome dos números e numerais escritos, para representar quantidades.
    Organizar conjuntos de um certo número de objetos e conseguir contar de forma crescente e decrescente.
    Incentivar e realizar contagens progressivas e regressivas de até dez objetos.
    Usar as expressões 'mais do que' e 'menos do que' na comparação de quantidades.
    Comparar e ordenar números até 10. Reconhecer e utilizar os símbolos "<" e ">".
    Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
    Relacionar a adição com a combinação de dois grupos de objetos e a subtração com o retirar de uma dada quantidade de objetos de um grupo de objetos.
    Relacionar a subtração e a adição.
    Compor e decompor números até 10 em somas.
    Realizar adições e subtrações envolvendo números até 10 por métodos informais.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar e de acrescentar.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de retirar.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano

    Visitar: Números até 10

  • Calculando em cadeia


    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano

    Visitar: Calculando em cadeia

  • Frações equivalentes


    Reconhecer e determinar frações equivalentes através de uma relação multiplicativa. Resolução de problemas.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Frações equivalentes

  • Conversar no chat


    Interseção de intervalos no contexto de fusos horários.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Jogo 6x7


    Praticar factos básicos da multiplicação.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano

    Visitar: Jogo 6x7

  • E Eratóstenes começa a pintar...


    Tarefa de exploração partindo da noção de múltiplos com vista à noção de número primo

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Colónia de férias


    Fazer uma distribuição de acordo com várias restrições. Pensamento computacional.

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Um problema de potências


    Tarefa de investigação que visa analisar regularidades com potências, que permite estabelecer conexões com outros temas em particular da Álgebra (Regularidades em sequências)

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Números

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro: