Passar para o conteúdo principal

  • Representar por frações


    Representar por frações.
    Reconhecer frações unitárias como representações de uma parte de um todo dividido em partes iguais, em diferentes contextos.
    Utilizar frações em situações de partilha equitativa e de divisão da unidade em partes iguais, envolvendo grandezas discretas e continuas.
    Utilizar frações com significado de parte todo, quociente, medida e operador, em contextos matemáticos e não matemáticos.
    Resolução de problemas.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano

    Visitar: Representar por frações

  • Projeto Hypatiamat

    Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (75% e 84%). No AE a % média de acertos foi de 72%, com 68977 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 42421 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.


    Área Disciplinar: Matemática


    Mais informações em:

  • Divisão de números inteiros


    Quociente de números inteiros. Pensamento computacional.

    Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, Números

    Ano(s) de escolaridade: 8.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    604.pdf (158.14 KB)

  • Famílias, repetidos e intrusos


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Famílias, repetidos e intrusos

  • A partir dos gráficos (I)...


    Interpretar gráficos e calcular medidas de localização.

    Área Disciplinar: Matemática, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 8.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    638.pdf (105.88 KB)

  • Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano

    Visitar: Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?

  • O Geogebra na resolução de problemas: diferentes abordagens e suas potencialidades


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano

    Visitar: O Geogebra na resolução de problemas: diferentes abordagens e suas potencialidades

  • Orquestrar discussões coletivas: cinco práticas essenciais


    Artigo breve sobre as cinco práticas essenciais à orquestração produtiva de discussões matemáticas coletivas

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    538.pdf (961.75 KB)

  • Plateia


    Problema de probabilidades, com conexões com a álgebra, envolvenddo sequências.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    473.pdf (107.56 KB)