Passar para o conteúdo principal

  • Corridas de obstáculos


    Tarefa que envolve a determinação do número de barreiras em corridas de obstáculos, a partir de algumas informações numéricas sobre a distância entre certas barreiras.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    512.pdf (1.02 MB)

  • O volume do cilindro e do cone


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 8.º Ano

    Visitar: O volume do cilindro e do cone

  • Summer Cola


    Analisar e representar graficamente uma relação que não envolve proporcionalidade direta.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    477.pdf (116.05 KB)

  • Hexágonos Vizinhos


    Figuras constituídas por hexágonos e repetivos perímetros (semelhante a pentaminós, mas com hexágonos). Reconhecimento de padrões.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 6.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    429.pdf (152.82 KB)

  • Os números reais


    Comparação, ordenação e representação de números reais na reta real.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    606.pdf (187.54 KB)

  • Jogo do 24


    O famoso jogo do 24. Para jogar individualmente ou contra outros jogadores no mesmo dispositivo.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano, 10.º Ano, 11.º Ano, 12.º Ano

    Visitar: Jogo do 24

  • A aula de Matemática: uma Comunidade de Aprendizagem

    Estratégia para melhorar o desempenho dos alunos do 3.º ciclo, ao pretender comprometer os discentes de forma ativa e solidária nas aprendizagens, com recurso ao Trabalho de grupo e às tecnologias, com a utilização de QRcodes, links a “explicar a matéria”, Fotomat , GeoGebra.
    Fichas com nível de desempenho para promover as Mentorias;
    Sala no Classroom como prolongamento da sala de aula: com os recursos utilizados, explicações da matéria, podem esclarecer dúvidas.


    Área Disciplinar: Matemática



  • Simetrias de figuras (II)


    Simetrias de figuras. Agrupar quadriláteros de acordo com as suas simetrias.

    Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)

    Ano(s) de escolaridade: 8.º Ano

    Ver ficheiro:
    Document
    611.pdf (135.7 KB)

  • Números até 10


    Usar correspondências um a um para comparar o número de elementos de dois conjuntos e para contar objetos de um conjunto.
    Identificar, numa contagem, que a quantidade total corresponde à última palavra número (termo) que disse.
    Identificar quantidades através de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de numerais, estimativa, etc.)
    Usar o nome dos números e numerais escritos, para representar quantidades.
    Organizar conjuntos de um certo número de objetos e conseguir contar de forma crescente e decrescente.
    Incentivar e realizar contagens progressivas e regressivas de até dez objetos.
    Usar as expressões 'mais do que' e 'menos do que' na comparação de quantidades.
    Comparar e ordenar números até 10. Reconhecer e utilizar os símbolos "<" e ">".
    Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
    Relacionar a adição com a combinação de dois grupos de objetos e a subtração com o retirar de uma dada quantidade de objetos de um grupo de objetos.
    Relacionar a subtração e a adição.
    Compor e decompor números até 10 em somas.
    Realizar adições e subtrações envolvendo números até 10 por métodos informais.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar e de acrescentar.
    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de retirar.

    Área Disciplinar: Matemática, Números

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano

    Visitar: Números até 10