Matemática


  • Simetrias de figuras (II)


    Simetrias de figuras. Agrupar quadriláteros de acordo com as suas simetrias.

    Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)

    Ano(s) de escolaridade: 8.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Relação de ordem ( > e < ) em R


    Compreender e utilizar as propriedades das relações de ordem ( > e < ) em R.

    Área Disciplinar: Matemática, Álgebra

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Funções lineares


    Estudar o efeito da variação do parâmetro k na representação gráfica de funções definidas por f(x)=kx, k≠0.

    Área Disciplinar: Matemática, Álgebra

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Projeto Hypatiamat

    Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89%, 89%, 90% e 91%). No AE a % média de acertos foi de 85%, com 385812 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 69865 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.


    Área Disciplinar: Matemática


    Mais informações em:

  • Pessoas por farmácia


    Interpretação de dados e da sua representação gráfica com recurso a estimativas.

    Área Disciplinar: Matemática, Dados

    Ano(s) de escolaridade: 6.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Projeto Hypatiamat

    Projeto Hypatiamat

    O Projeto Hypatiamat nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na matemática. Este Projeto visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A parte mais visível deste Projeto é uma plataforma online (disponível em https://www.hypatiamat.com) com inúmeras aplicações hipermédia, interativas. No município de Almodôvar,  todos os alunos inscritos conseguiram manipular a plataforma digital de forma intuitiva, o que os ajudou a desenvolver gradualmente o pensamento matemático, o espírito crítico, a capacidade física de autocontrole e reflexiva de reformulação autónoma de respostas. A exploração contínua e direcionada dos variados artefactos digitais que promovem o fortalecimento da aritmética mental, concorreram em grande medida, para a inclusão de alunos com atrasos ou défices de atenção, concentração e abstração, recuperação de pré-requisitos de cálculo e sistematização de aspetos do currículo, nos quais dificilmente passariam a ser gradualmente competentes, através de estratégias menos interativas e intangíveis para alunos das faixas etárias abrangidas.
    É notório e especialmente positivo, o contributo dos recursos digitais Hypatiamat, para a construção do sentido aditivo, que ao longo dos primeiros 4 anos de escolaridade, vai muscular a capacidade de resolução rápida e assertiva das operações aritméticas de soma e multiplicação, o que por oposição, fortalece também, a agilidade de subtração e a capacidade de dividir através da propriedade distributiva.
    Várias APP(s) de conteúdo e Jogos Sérios disponíveis na plataforma, mobilizam a exploração de sequências e regularidades numéricas em contextos diversos, o que concorre para o despertar do pensamento computacional e o emergir de uma linguagem natural de pseudocódigo. 
    A plataforma Hypatiamat assume-se, assim, de forma cada vez mais forte e reconhecida, como uma ferramenta tecnológica incontornável para a literacia digital dos alunos que fomenta e potencia a realização de cálculos, a construção de gráficos, a realização de simulações, a recolha, organização e análise de dados, a experimentação matemática, a investigação e a modelação. Domínios em que os alunos demonstram ser do mais competente ao longo de todo o processo de avaliação na disciplina de Matemática.
    Toda a filosofia de ensino que antecedeu a arquitetura Hypatiamat, promove a não desistência, estimula o empenho e premia o desempenho, oferecendo um feedback imediato sobre a resposta dada. Essa forma de trabalho insistente e constante, tem contribuído para que os alunos ao longo do ano, demonstrem uma clara capacidade para elevar a sua percentagem de sucesso de forma constante e estável em todos os assuntos e conteúdos trabalhados. 


    Área Disciplinar: Matemática


    Mais informações em:

  • Planear escadas


    Interpretar uma restrição na construção de escadas utilizando trigonometria.

    Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)

    Ano(s) de escolaridade: 9.º Ano

    Ver ficheiro:

  • Conexões matemáticas - Números e representações geométricas


    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano

    Visitar: Conexões matemáticas - Números e representações geométricas

  • Venda de jornais


    Analisar dois modelos de crescimento e escolher a representação gráfica adequada a cada um dos modelos.

    Área Disciplinar: Matemática

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano

    Ver ficheiro: