Corridas de obstáculos
Área Disciplinar: MatemáticaTarefa que envolve a determinação do número de barreiras em corridas de obstáculos, a partir de algumas informações numéricas sobre a distância entre certas barreiras.
Ano(s) de escolaridade: 5.º AnoVer ficheiro:Document512.pdf (1.02 MB)O volume do cilindro e do cone
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 8.º AnoVisitar: O volume do cilindro e do coneSummer Cola
Área Disciplinar: MatemáticaAnalisar e representar graficamente uma relação que não envolve proporcionalidade direta.
Ano(s) de escolaridade: 7.º AnoVer ficheiro:Document477.pdf (116.05 KB)Hexágonos Vizinhos
Área Disciplinar: MatemáticaFiguras constituídas por hexágonos e repetivos perímetros (semelhante a pentaminós, mas com hexágonos). Reconhecimento de padrões.
Ano(s) de escolaridade: 6.º AnoVer ficheiro:Document429.pdf (152.82 KB)Os números reais
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosComparação, ordenação e representação de números reais na reta real.
Ano(s) de escolaridade: 9.º AnoVer ficheiro:Document606.pdf (187.54 KB)Jogo do 24
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosO famoso jogo do 24. Para jogar individualmente ou contra outros jogadores no mesmo dispositivo.
Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano, 10.º Ano, 11.º Ano, 12.º AnoVisitar: Jogo do 24A aula de Matemática: uma Comunidade de Aprendizagem
Estratégia para melhorar o desempenho dos alunos do 3.º ciclo, ao pretender comprometer os discentes de forma ativa e solidária nas aprendizagens, com recurso ao Trabalho de grupo e às tecnologias, com a utilização de QRcodes, links a “explicar a matéria”, Fotomat , GeoGebra.
Fichas com nível de desempenho para promover as Mentorias;
Sala no Classroom como prolongamento da sala de aula: com os recursos utilizados, explicações da matéria, podem esclarecer dúvidas.Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em:Simetrias de figuras (II)
Área Disciplinar: Matemática, Geometria (e Medida)Simetrias de figuras. Agrupar quadriláteros de acordo com as suas simetrias.
Ano(s) de escolaridade: 8.º AnoVer ficheiro:Document611.pdf (135.7 KB)Números até 10
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosUsar correspondências um a um para comparar o número de elementos de dois conjuntos e para contar objetos de um conjunto.
Identificar, numa contagem, que a quantidade total corresponde à última palavra número (termo) que disse.
Identificar quantidades através de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de numerais, estimativa, etc.)
Usar o nome dos números e numerais escritos, para representar quantidades.
Organizar conjuntos de um certo número de objetos e conseguir contar de forma crescente e decrescente.
Incentivar e realizar contagens progressivas e regressivas de até dez objetos.
Usar as expressões 'mais do que' e 'menos do que' na comparação de quantidades.
Comparar e ordenar números até 10. Reconhecer e utilizar os símbolos "<" e ">".
Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
Relacionar a adição com a combinação de dois grupos de objetos e a subtração com o retirar de uma dada quantidade de objetos de um grupo de objetos.
Relacionar a subtração e a adição.
Compor e decompor números até 10 em somas.
Realizar adições e subtrações envolvendo números até 10 por métodos informais.
Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar e de acrescentar.
Resolver problemas de um passo envolvendo situações de retirar.Ano(s) de escolaridade: 1.º AnoVisitar: Números até 10