Representar por frações
Área Disciplinar: Matemática, NúmerosRepresentar por frações.
Reconhecer frações unitárias como representações de uma parte de um todo dividido em partes iguais, em diferentes contextos.
Utilizar frações em situações de partilha equitativa e de divisão da unidade em partes iguais, envolvendo grandezas discretas e continuas.
Utilizar frações com significado de parte todo, quociente, medida e operador, em contextos matemáticos e não matemáticos.
Resolução de problemas.Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º AnoVisitar: Representar por fraçõesProjeto Hypatiamat
Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (75% e 84%). No AE a % média de acertos foi de 72%, com 68977 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 42421 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos), de consolidação de tópicos e de estratégia para no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em:Divisão de números inteiros
Área Disciplinar: Matemática, Capacidades Matemáticas, NúmerosQuociente de números inteiros. Pensamento computacional.
Ano(s) de escolaridade: 8.º AnoVer ficheiro:Document604.pdf (158.14 KB)Famílias, repetidos e intrusos
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Famílias, repetidos e intrusosA partir dos gráficos (I)...
Área Disciplinar: Matemática, DadosInterpretar gráficos e calcular medidas de localização.
Ano(s) de escolaridade: 8.º AnoVer ficheiro:Document638.pdf (105.88 KB)Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 3.º AnoVisitar: Raciocínio matemático na aula: Uma questão de confiança?O Geogebra na resolução de problemas: diferentes abordagens e suas potencialidades
Área Disciplinar: MatemáticaAno(s) de escolaridade: 7.º AnoVisitar: O Geogebra na resolução de problemas: diferentes abordagens e suas potencialidadesOrquestrar discussões coletivas: cinco práticas essenciais
Área Disciplinar: MatemáticaArtigo breve sobre as cinco práticas essenciais à orquestração produtiva de discussões matemáticas coletivas
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 5.º Ano, 6.º Ano, 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVer ficheiro:Document538.pdf (961.75 KB)Plateia
Área Disciplinar: MatemáticaProblema de probabilidades, com conexões com a álgebra, envolvenddo sequências.
Ano(s) de escolaridade: 9.º AnoVer ficheiro:Document473.pdf (107.56 KB)