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  • Os “RED 1.º Ciclo” foram elaborados no âmbito do Projeto de produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, coordenado pela Direção-Geral da Educação, em parceria com a Universidade de Aveiro (UA), o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e financiados pelo POCH.

    1. Os RED Português incluem 4 jogos que envolvem o trabalho sobre objetos linguísticos de diversas naturezas, bem como pelos respetivos guiões didáticos para apoiar os professores e os pais na sua exploração didática.

    2. Os RED Matemática são compostos por 10 jogos sobre vários temas do currículo de Matemática do 1.º ciclo do ensino básico, bem como pelos respetivos guiões didáticos para apoiar os professores e os pais na sua exploração didática.

    3. Os RED Ciências integram temas e locais distintos para exploração, contendo uma área dirigida a professores e uma área dirigida a alunos.

    Conheça mais em https://redge.dge.mec.pt/ilha/




  • Na construção de um currículo do século XXI, o Ministério da Educação tem vindo a adotar um conjunto de ações que convergem para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade e que sejam respostas efetivas às necessidades de todos os alunos. Estas ações centram-se na publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário, bem como no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva. (...)




  • O Programa de digitalização para as Escolas, contemplado no Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 de 21 de abril) prevê, entre outros, uma forte aposta na capacitação digital dos docentes, no desenvolvimento digital das escolas e na disponibilização de recursos educativos digitais.




  • O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, estando definido no Decreto-Lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro, na sua atual redação, como o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo, desenvolvendo as suas atividade nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nas escolas do ensino secundário. 




  • A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelas outras, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.




  • Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.




  • O Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, visa promover a Educação para a Cidadania Digital. As principais funções deste Centro incluem a dinamização de iniciativas e campanhas de sensibilização, o desenvolvimento de recursos educativos, a capacitação docente e a dinamização de sessões de sensibilização nas escolas. O Centro de Sensibilização SeguraNet tem como principal objetivo sensibilizar as comunidades educativas para os desafios da era digital, em particular as crianças e os jovens.




  • Sítio da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).




  • Sítio da internet da Direção-Geral da Educação




  • Projeto “Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática” visa dar resposta ao processo de revisão curricular em Matemática para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário geral, profissional e artístico especializado.