Passar para o conteúdo principal

  • Para todos os tamanhos! Liberdade: proposta pedagógica com recurso a livros-álbum


    Proposta pedagógica de exploração de livros-álbum sobre liberdade.

    Área Disciplinar: Português


    Visitar: Para todos os tamanhos! Liberdade: proposta pedagógica com recurso a livros-álbum

  • As personagens e o texto literário


    Descrição de pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: As personagens e o texto literário

  • O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares


    Identificar informação explícita num texto; compreender narrativas literárias; escrever textos curtos com diversas finalidades (narrar, informar, explicar) e redigir textos coerentes e coesos com recurso a elementos como a concordância entre constituintes, a correlação de tempos verbais, a sinonímia e a pronominalização.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano

    Visitar: O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares

  • Ler mais…escrever melhor

    Ler mais…escrever melhor

    Programa de escrita desenvolvido quinzenalmente com 2 turmas de cada ciclo de ensino que envolve a Biblioteca Escolar, os professores de português, cidadania e DAC. A partir da leitura autónoma ou orientada de um livro, os alunos são apoiados na produção de textos não literários.


    Área Disciplinar: Português


    Mais informações em:

  • “A vida mágica da Sementinha” de Alves Redol


    Neste recurso sobre a obra “A vida mágica da Sementinha”, é possível conhecer a biografia do autor, as personagens, o tempo, o espaço e os momentos da ação divididos em treze capítulos. Depois, sugere-se a preparação de uma apresentação oral sobre o cultivo do trigo e consequente partilha com os colegas.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano

    Visitar: “A vida mágica da Sementinha” de Alves Redol

  • Identificar a sílaba inicial


    Identificação da sílaba inicial de palavras.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Identificar a sílaba inicial

  • Como interpretar um texto 2


    Procurar informação num texto e responder adequadamente a questões de compreensão e interpretação. 

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Como interpretar um texto 2

  • Centro de Investigação e Intervenção na Leitura

    Centro de Investigação e Intervenção na Leitura

    O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) foi criado em 2015. Concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e na prevenção e intervenção precoce, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita (último ano da Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico).
    O CiiL apresenta três linhas de ação: (i) avaliação e intervenção, em contexto escolar, nas dificuldades de aprendizagem da leitura, (ii) formação e (iii) investigação e publicação dos resultados obtidos.
    Entre 2018 e 2022, a ação CiiL foi financiada pelo POR NORTE 2020 - Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) – com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto. Ao nível da Rede Internacional o CiiL-Instituto Politécnico do Porto estabeleceu uma Parceria Científica com a CAPES (Brasil). Ao abrigo desta parceria foi desenvolvido um Plano de Formação dirigido à Capacitação ao nível da Metodologia CiiL. O Curso teve início em janeiro de 2021 com mais de 250 000 inscrições. Desde 2020 o CiiL é dinamizado no Baixo Alentejo no âmbito do Projeto +Sucesso Educativo levado a cabo pelo PIICIE do Baixo Alentejo, financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.


    Área Disciplinar: Português



  • Ortografia: "rr" e "r"


    Destacar o essencial de um texto, tendo em conta o objetivo da audição; pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos; ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada; representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos; manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular; identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano

    Visitar: Ortografia: "rr" e "r"