Passar para o conteúdo principal

  • Estratégias de estudo


    Como selecionar informação num texto narrativo.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Visitar: Estratégias de estudo

  • O que é o texto expositivo?


    Este recurso visa a aprendizagem do texto expositivo. Propõe-se a realização de um exercício de compreensão oral de um vídeo sobre as girafas-de-angola e depois a exploração do livro interativo sobre o texto expositivo, as suas características e os elementos deste tipo de texto. Inclui uma atividade de avaliação.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: O que é o texto expositivo?

  • Como elaborar um trabalho escrito


    Etapas de realização de um trabalho escrito.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Como elaborar um trabalho escrito

  • Os adjetivos


    Aprender, ou recordar, o que são adjetivos.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Os adjetivos

  • Escrita Criativa - Anúncio a um objeto sem valor


    Proposta de escrita criativa. Produção de texto usando a técnica apresentada.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Escrita Criativa - Anúncio a um objeto sem valor

  • Verbos regulares e irregulares


    Para aprender, ou recordar, o que são verbos regulares e irregulares.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: Verbos regulares e irregulares

  • Iniciação à leitura e à escrita - Grupo: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr


    Praticar a leitura e a escrita de palavras e frases com o grupo: “br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr” através de jogos.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano

    Visitar: Iniciação à leitura e à escrita - Grupo: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr

  • O Ensino da Leitura: A Decifração


    Brochura produzida no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Integrada numa coleção que tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
    Apresenta os conceitos fundamentais para o ensino formal da leitura como processo crucial na educação básica de qualquer sistema de ensino.
    Com base nos conhecimentos disponibilizados pela investigação,  procura responder a algumas das questões mais frequentemente colocadas pelos professores, como (i) O que faz com que algumas crianças aprendam a decifrar mais facilmente do que as outras? (ii) Será que a aprendizagem da decifração exige pré-requisitos especiais? (iii) Existe um método ideal para o ensino da decifração? (iv) Em que pilares deve assentar o ensino da decifração?

    Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa/2009

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º Ano

    Visitar: O Ensino da Leitura: A Decifração

  • Apresentação oral


    Aprendizagens sobre o conceito e a estrutura de uma apresentação oral, sobre como planificar ou preparar uma apresentação oral e sobre como executar esse plano.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Visitar: Apresentação oral