Português

Logo Português


  • Sugestões de leitura do PNL


    Convite à leitura integral de textos literários de natureza narrativa.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: Sugestões de leitura do PNL

  • Preparar uma apresentação oral


    Aprendizagem das várias etapas de preparação de uma apresentação oral.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Visitar: Preparar uma apresentação oral

  • Apresentação oral


    Aprendizagens sobre o conceito e a estrutura de uma apresentação oral, sobre como planificar ou preparar uma apresentação oral e sobre como executar esse plano.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º Ano

    Visitar: Apresentação oral

  • A notícia


    Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas; planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização;

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º Ano

    Visitar: A notícia

  • Iniciação à leitura e à escrita: Letra S


    Praticar a leitura e a escrita de palavras e frases com a letra “S”  ("sa, se, si, so, su", "ss" entre vogais e "as, es, is, os, us") através de jogos. 

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano

    Visitar: Iniciação à leitura e à escrita: Letra S

  • Sinónimos e antónimos


    O que são sinónimos e antónimos. 

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano

    Visitar: Sinónimos e antónimos

  • O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares


    Identificar informação explícita num texto; compreender narrativas literárias; escrever textos curtos com diversas finalidades (narrar, informar, explicar) e redigir textos coerentes e coesos com recurso a elementos como a concordância entre constituintes, a correlação de tempos verbais, a sinonímia e a pronominalização.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano

    Visitar: O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares

  • Escuta e compreende V


    Este recurso visa o treino das competências de compreensão do discurso oral, a partir de um vídeo da RTP-Ensina, com uma breve reportagem a propósito do Museu da Escrita que existe em Almodôvar, seguido de um conjunto de um questionário.

    Área Disciplinar: Português

    Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano

    Visitar: Escuta e compreende V

  • Trabalhar a escrita como processo


    Apresentação das etapas fundamentais para um trabalho consistente das competências de escrita

    Área Disciplinar: Português, Escrita


    Visitar: Trabalhar a escrita como processo