Estratégias de estudo
Área Disciplinar: PortuguêsComo selecionar informação num texto narrativo.
Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVisitar: Estratégias de estudoO que é o texto expositivo?
Área Disciplinar: PortuguêsEste recurso visa a aprendizagem do texto expositivo. Propõe-se a realização de um exercício de compreensão oral de um vídeo sobre as girafas-de-angola e depois a exploração do livro interativo sobre o texto expositivo, as suas características e os elementos deste tipo de texto. Inclui uma atividade de avaliação.
Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: O que é o texto expositivo?Como elaborar um trabalho escrito
Área Disciplinar: PortuguêsEtapas de realização de um trabalho escrito.
Ano(s) de escolaridade: 5.º Ano, 6.º AnoVisitar: Como elaborar um trabalho escritoOs adjetivos
Área Disciplinar: PortuguêsAprender, ou recordar, o que são adjetivos.
Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Os adjetivosEscrita Criativa - Anúncio a um objeto sem valor
Área Disciplinar: PortuguêsProposta de escrita criativa. Produção de texto usando a técnica apresentada.
Ano(s) de escolaridade: 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Escrita Criativa - Anúncio a um objeto sem valorVerbos regulares e irregulares
Área Disciplinar: PortuguêsPara aprender, ou recordar, o que são verbos regulares e irregulares.
Ano(s) de escolaridade: 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: Verbos regulares e irregularesIniciação à leitura e à escrita - Grupo: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr
Área Disciplinar: PortuguêsPraticar a leitura e a escrita de palavras e frases com o grupo: “br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr” através de jogos.
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º AnoVisitar: Iniciação à leitura e à escrita - Grupo: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vrO Ensino da Leitura: A Decifração
Área Disciplinar: PortuguêsBrochura produzida no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Integrada numa coleção que tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Apresenta os conceitos fundamentais para o ensino formal da leitura como processo crucial na educação básica de qualquer sistema de ensino.
Com base nos conhecimentos disponibilizados pela investigação, procura responder a algumas das questões mais frequentemente colocadas pelos professores, como (i) O que faz com que algumas crianças aprendam a decifrar mais facilmente do que as outras? (ii) Será que a aprendizagem da decifração exige pré-requisitos especiais? (iii) Existe um método ideal para o ensino da decifração? (iv) Em que pilares deve assentar o ensino da decifração?Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa/2009
Ano(s) de escolaridade: 1.º Ano, 2.º Ano, 3.º Ano, 4.º AnoVisitar: O Ensino da Leitura: A DecifraçãoApresentação oral
Área Disciplinar: PortuguêsAprendizagens sobre o conceito e a estrutura de uma apresentação oral, sobre como planificar ou preparar uma apresentação oral e sobre como executar esse plano.
Ano(s) de escolaridade: 7.º Ano, 8.º Ano, 9.º AnoVisitar: Apresentação oral