Projeto Hypatiamat
Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89%, 89%, 90% e 91%). No AE a % média de acertos foi de 85%, com 385812 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 69865 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em:Aprender com o Hypatiamat
Recurso à ferramenta Hypatiamat, nos 1.º e 2.º ciclos, para melhorar as aprendizagens na disciplina de matemática, fomentando a utilização das tecnologias da informação e comunicação em meio escolar e familiar. , o Hypatiamat tem contribuído também para o desenvolvimento de competências na área do Relacionamento Pessoal e Social e do Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, consignadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os alunos realçam as aprendizagens realizadas ao nível, por exemplo, da Geoometria e da Álgebra (áreas, polígonos, múltiplos e divisores). Destaque-se a relevância para os alunos da participação, por esta via, em Campeonatos Nacionais de Cálculo Mental online.
Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em:Projeto Hypatiamat
O Projeto Hypatiamat nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na matemática. Este Projeto visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A parte mais visível deste Projeto é uma plataforma online (disponível em https://www.hypatiamat.com) com inúmeras aplicações hipermédia, interativas. No município de Almodôvar, todos os alunos inscritos conseguiram manipular a plataforma digital de forma intuitiva, o que os ajudou a desenvolver gradualmente o pensamento matemático, o espírito crítico, a capacidade física de autocontrole e reflexiva de reformulação autónoma de respostas. A exploração contínua e direcionada dos variados artefactos digitais que promovem o fortalecimento da aritmética mental, concorreram em grande medida, para a inclusão de alunos com atrasos ou défices de atenção, concentração e abstração, recuperação de pré-requisitos de cálculo e sistematização de aspetos do currículo, nos quais dificilmente passariam a ser gradualmente competentes, através de estratégias menos interativas e intangíveis para alunos das faixas etárias abrangidas.
É notório e especialmente positivo, o contributo dos recursos digitais Hypatiamat, para a construção do sentido aditivo, que ao longo dos primeiros 4 anos de escolaridade, vai muscular a capacidade de resolução rápida e assertiva das operações aritméticas de soma e multiplicação, o que por oposição, fortalece também, a agilidade de subtração e a capacidade de dividir através da propriedade distributiva.
Várias APP(s) de conteúdo e Jogos Sérios disponíveis na plataforma, mobilizam a exploração de sequências e regularidades numéricas em contextos diversos, o que concorre para o despertar do pensamento computacional e o emergir de uma linguagem natural de pseudocódigo.
A plataforma Hypatiamat assume-se, assim, de forma cada vez mais forte e reconhecida, como uma ferramenta tecnológica incontornável para a literacia digital dos alunos que fomenta e potencia a realização de cálculos, a construção de gráficos, a realização de simulações, a recolha, organização e análise de dados, a experimentação matemática, a investigação e a modelação. Domínios em que os alunos demonstram ser do mais competente ao longo de todo o processo de avaliação na disciplina de Matemática.
Toda a filosofia de ensino que antecedeu a arquitetura Hypatiamat, promove a não desistência, estimula o empenho e premia o desempenho, oferecendo um feedback imediato sobre a resposta dada. Essa forma de trabalho insistente e constante, tem contribuído para que os alunos ao longo do ano, demonstrem uma clara capacidade para elevar a sua percentagem de sucesso de forma constante e estável em todos os assuntos e conteúdos trabalhados.Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em:Centro de Investigação e Intervenção na Leitura
O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) foi criado em 2015. Concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e na prevenção e intervenção precoce, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita (último ano da Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico).
O CiiL apresenta três linhas de ação: (i) avaliação e intervenção, em contexto escolar, nas dificuldades de aprendizagem da leitura, (ii) formação e (iii) investigação e publicação dos resultados obtidos.
Entre 2018 e 2022, a ação CiiL foi financiada pelo POR NORTE 2020 - Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) – com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto. Ao nível da Rede Internacional o CiiL-Instituto Politécnico do Porto estabeleceu uma Parceria Científica com a CAPES (Brasil). Ao abrigo desta parceria foi desenvolvido um Plano de Formação dirigido à Capacitação ao nível da Metodologia CiiL. O Curso teve início em janeiro de 2021 com mais de 250 000 inscrições. Desde 2020 o CiiL é dinamizado no Baixo Alentejo no âmbito do Projeto +Sucesso Educativo levado a cabo pelo PIICIE do Baixo Alentejo, financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.Área Disciplinar: PortuguêsMais informações em:Projeto Hypatiamat
Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89%, 89%, 90% e 91%). No AE a % média de acertos foi de 85%, com 385812 tarefas resolvidas. O número de jogos concluídos foi de 69865 jogos, maioritariamente jogos numéricos (treino dos fatos básicos) e de consolidação de tópicos, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais.
Área Disciplinar: MatemáticaMais informações em: