Passar para o conteúdo principal
Projeto Hypatiamat

O Projeto Hypatiamat nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na matemática. Este Projeto visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A parte mais visível deste Projeto é uma plataforma online (disponível em https://www.hypatiamat.com) com inúmeras aplicações hipermédia, interativas. No município de Almodôvar,  todos os alunos inscritos conseguiram manipular a plataforma digital de forma intuitiva, o que os ajudou a desenvolver gradualmente o pensamento matemático, o espírito crítico, a capacidade física de autocontrole e reflexiva de reformulação autónoma de respostas. A exploração contínua e direcionada dos variados artefactos digitais que promovem o fortalecimento da aritmética mental, concorreram em grande medida, para a inclusão de alunos com atrasos ou défices de atenção, concentração e abstração, recuperação de pré-requisitos de cálculo e sistematização de aspetos do currículo, nos quais dificilmente passariam a ser gradualmente competentes, através de estratégias menos interativas e intangíveis para alunos das faixas etárias abrangidas.
É notório e especialmente positivo, o contributo dos recursos digitais Hypatiamat, para a construção do sentido aditivo, que ao longo dos primeiros 4 anos de escolaridade, vai muscular a capacidade de resolução rápida e assertiva das operações aritméticas de soma e multiplicação, o que por oposição, fortalece também, a agilidade de subtração e a capacidade de dividir através da propriedade distributiva.
Várias APP(s) de conteúdo e Jogos Sérios disponíveis na plataforma, mobilizam a exploração de sequências e regularidades numéricas em contextos diversos, o que concorre para o despertar do pensamento computacional e o emergir de uma linguagem natural de pseudocódigo. 
A plataforma Hypatiamat assume-se, assim, de forma cada vez mais forte e reconhecida, como uma ferramenta tecnológica incontornável para a literacia digital dos alunos que fomenta e potencia a realização de cálculos, a construção de gráficos, a realização de simulações, a recolha, organização e análise de dados, a experimentação matemática, a investigação e a modelação. Domínios em que os alunos demonstram ser do mais competente ao longo de todo o processo de avaliação na disciplina de Matemática.
Toda a filosofia de ensino que antecedeu a arquitetura Hypatiamat, promove a não desistência, estimula o empenho e premia o desempenho, oferecendo um feedback imediato sobre a resposta dada. Essa forma de trabalho insistente e constante, tem contribuído para que os alunos ao longo do ano, demonstrem uma clara capacidade para elevar a sua percentagem de sucesso de forma constante e estável em todos os assuntos e conteúdos trabalhados. 

Agrupamento / EnA

Área Disciplinar

Mais informações
Projeto Hypatiamat



Boas Práticas e Projetos


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 3 professores com turmas dos 1.º, 2.º e 3.º anos, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (72%, 79% e…

    Agrupamento / EnA: Escolas de Mértola


  • Projeto Hypatiamat

    Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 5 professores com turmas dos 1.º e 2.º ciclos do EB, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (89%, 89…

    Agrupamento / EnA: Escolas de Almodôvar


  • Recurso à ferramenta Hypatiamat, nos 1.º e 2.º ciclos,  para melhorar as aprendizagens na disciplina de matemática, fomentando a utilização das tecnologias da informação e comunicação em meio escolar e familiar. ,…

    Agrupamento / EnA: Escolas de Almodôvar


  • “Escrevilendo Português” trouxe para a sala de aula o ambiente digital, aproximando os alunos das aprendizagens na disciplina de Português, quer pela elaboração de recursos digitais acessíveis e apelativos, quer…

    Agrupamento / EnA: Escolas de Oliveira do Bairro