Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (8.º ano) e no âmbito da temática Direitos Humanos, foi desenvolvida uma atividade interdisciplinar com a disciplina de Português, utilizando uma metodologia designada “Rotação por estações”. Conciliando espaços e ferramentas online e offline, agregou várias estratégias de aprendizagem, com vista ao desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Na abordagem ao Diário de Anne Frank, foram criados cinco grupos, tendo cada um escolhido uma estação (tarefa), alusiva a um domínio da disciplina de Português. Depois de os grupos terem passado por todas as estações, houve uma sistematização em grande grupo e também a avaliação final, muito embora a avaliação do processo já tivesse sido efetuada pelos alunos em cada uma das estações.
Agrupamento / EnA
Área Disciplinar
Boas Práticas e Projetos
Destacamos neste AE no âmbito das Boas Práticas, o desempenho dos alunos de 2 professores com turmas do 4.º ano, nas Apps de conteúdos, pelo número tarefas resolvidas e pela % média de acertos (80% e 95%). No AE a %…
Agrupamento / EnA: Escolas de Vila VerdeProjeto resultante de uma parceria do AE com o Instituto Politécnico de Tomar que se materializou na criação de uma APP que visa responder às necessidades específicas dos alunos do 1.º ciclo com graves dificuldades na…
Agrupamento / EnA: Escolas Artur Gonçalves, Torres NovasNo 7.º ano, “Um livro – projeto exploratório” é um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Português e de Educação Visual. Para este projeto, que se centra na exploração do objeto “livro”, os…
Agrupamento / EnA: Escolas de Vila ViçosaO vídeo exemplifica uma parte do trabalho implementado no 1.º ciclo, em que, de acordo com as aprendizagens essenciais de Português, de um modo lúdico-pedagógico, uma história vai sendo construída com os alunos. Com o “…
Agrupamento / EnA: Escolas de Benavente